quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

ATIVIDADE 4 COMO CRIAR UM BLOG

O QUE SIGNIFICA BLOG?
A palavra "blog" é uma abreviatura da expressão inglesa weblog, que corresponde a registro virtual. Este registro reporta a qualquer coisa que quem o use deseje publicar.
COMO CRIAR UM BLOG?
Primeiro você deve entrar com a sua Conta Google, caso a tenha, no site do Blogspot (www.blogspot.com). Caso não tenha essa conta, entre no site www.google.com.br. e cique na partye superior direita da tela em "Efetuar Login", continuando clique em "Crie uma conta agora" e preencha os dados. A seguir vá ao site do Blogspot e entre com seu login e senha.




Vale lembrar que muitos sites chamam o Blogspot de “Novo Blogger” ou até mesmo “Blogger”. Não se deve confundir os endereços, afinal o “Blogspot” é de propriedade da Google e é inteiramente gratuito. O Blogger é de propriedade de outra empresa e é preciso ser assinante para criar uma conta.
Agora que você já criou a sua Conta Google e já se registrou no Blogspot, é hora de criar o seu blog. O primeiro passo é clicar em “Criar um blog”. Depois você deve dar nome ao blog e criar um endereço.



A URL do seu blog dependerá do tipo de blog que você deseja ter. O Blogspot permite que você use um domínio que já tenha comprado para publicar seu blog. Neste caso, seu endereço fica de acordo com o seu domínio, por exemplo, www.nomedoseublog.com. Contudo, se você não possuir um domínio, o Blogspot vai fornecer um, o resultado é parecido com este: http://nomedoseublog.blogspot.com.



Depois de ter preenchido todos estes dados corretamente, é hora de escolher um modelo de layout para o seu blog. Não se preocupe, neste primeiro momento você pode escolher qualquer um – existem muitos outros modelos para você deixar o seu blog com a sua cara. Quando você já tiver escolhido qual será o primeiro layout, clique em “Continuar” e voilà! Seu blog está pronto!



Com o blog já criado, é hora de postar seu primeiro texto ou imagem. Clique em “Começar a usar o blog” para dar o pontapé inicial no seu transmissor de idéias. Você será redirecionado automaticamente para a página de novas postagens. Digite o que quiser nos campos de postagem, mas lembre-se de não violar nenhuma das regras de conduta do Blogspot e da Google – caso contrário, seu blog será banido. Quando terminar a edição do seu texto, basta clicar em “Publicar Postagem” para que o conteúdo seja enviado para a página principal do seu blog.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Atividade 2 b. Pesquisa na Wikipédia (experíência)

No último bimestre de 2008 trabalhei com meus alunos do 9º ano "A" e "B" uma pesquisa com posterior seminário, na qual pesquisaram sobre a história do dinheiro no Brasil.
Através da pesquisa deles fiquei conhecendo o site da Wikipédia, que contem informações muito boas sobre esse assunto que pesquisaram e muitos outros.
Com os textos pesquisados em mãos, dividimos o conteúdo cronologicamente e sorteamos os grupos para estudarem e posteriormemnte, em data marcada, apresentarem-no em forma de seminário.
Expliquei aos alunos que deveriam pesquisar mais na Wikipédia ou em outros sites para melhorar seus conhecimentos e buscar também ilustrações sobre as moedas e papél-moédas que o Brasil já teve e tem.
Os estudantes gostaram muito de pesquisar na internet e suas apresentações sairam em sua maioria muito boas, é lógico que sempre tem alguns que fazem corpo mole e não desenvolvem um trabalho de boa qualidade mas quando apresentaram o seminário todos tiveram um bom aproveitamento das informações apresentadas, invlusive eu, pois muitas coisas não sabia sobre o dinheiro brasileiro.
Com essa pesquisa descobri que no Brasil Colonial usaram como moeda no Maranhão o algodão, panos, já em outras regiões o cacau, o gado bovino, em Minas Gerais usaram o ouro em pó como moeda para troco autorizado por D. João, eu já sabia que transportavam o ouro em pó mas não sabia que o governo tinha autorizado seu uso como moeda na região das minas gerais. Outra coisa que não sabia era que no Brasil colonial o governo autorizou a cunhagem de moedas no Brasil, pois pensava que o dinheiro que circulava aqui, nesse período, viésse de Portugal. Descobri que até outros países chegaram a fazer o dinheiro brasileiro.
Finalizando a experiência de pesquisa na internet foi muito boa para mim e para meus alunos, pois ela oferece uma gama fantástica de informações, muito maior que o conteúdo encontrado nas bibliotécas e com mais atrativos que está.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

FERRAMENTAS VIRTUAIS

FERRAMENTAS VIRTUAIS DE COMUNICAÇÃO
Ferramenta é um dispositivo para facilitar tarefas diversas.Virtual é, no popular, tudo aquilo que diz respeito as comunicações via Internet.Comunicação é a materialização do pensamento/sentimento em signos/linguagem conhecidos pelas partes envolvidas.O que é, então, uma ferramenta virtual de comunicação?São ferramentas que usamos para a comunicação com outras pessoas através da internet. E elas são muitas, como por exemplo:
a) Buscadores - Têm por finalidade buscar informações disponibilizadas na rede. Google (google.com.br), Yahoo! (yahoo.com.br) e MSN Serch (search.msn.com.br)
b) E-mail – É o tão conhecido “Correio Eletrônico”. Uma pessoa com um endereço na rede pode trocar correspondências com outras pessoas. É a carta que não precisa mais de carteiro, papel e tinta. Há vários provedores e sites que não cobram nada e qualquer pessoa pode criar uma conta de e-mail. Essa é uma das principais ferramentas da internet, senão for a principal.
c) Comunicadores Instantâneos – São os famosos “Messenger’s”. Permitem a troca de informações, textos, arquivos,voz e imagens em tempo real entre pessoas que tenham esses programas instalados em suas máquinas em qualquer lugar do planeta. MSN Messenger (messenger.msn.com.br), Yahoo! Messenger (br.download.yahoo.com/messenger) e ICQ (icq.com.br).
d) Bate-Papo ou Chat – Este recurso está perdendo espaço para ferramentas mais modernas como os comunicadores instantâneos. Mas ainda são muito usadas por pessoas que querem encontrar outras pessoas. Alguns dos bate-papos mais movimentados são: UOL (uol.com.br/bp), Terra (chat.terra.com.br/chat) e MSN(chat.msn.com)
.e) Blogs, Flogs e Moblogs - Blog Local onde você publica, textualmente, seu dia-a-dia ou qualquer tipo de informação. É uma forma barata e fácil de se ter seu próprio " site.com" na Internet. Os mais famosos e utilizados são: Blogger ( blogger.com), The Blog (theblog.com.br), TypePad (typepad.com) e BliG ( blig.com.br). Neste caso: os dois primeiros são gratuitos, o terceiro é pago e o quarto têm as duas opções. Fotolog ou flog são sites de fotos enviadas pelo dono do flog, geralmente atualizado diáriamente, permitindo também comentários feitos pelos visitantes. Os mais utilizados são: Fotolog (fotolog.net ), GigaFoto (gigafoto.com.br ) e Flog Brasil (flogbrasil.com.br ). – Moblogs são endereços que podem ser atualizados pelo celular. Vale a pena visitar o site Textamerica (textamerica.com ), onde textos, fotos e vídeos podem ser enviados de telefones celulares, por e-mails ou mensagens MMS.f) Redes Sociais de Relacionamento - Sites que unem amigos de longas datas, conhecidos ou meros desconhecidos com os mesmos interesses em um mesmo local.. Para conseguir essa afinidade é necessário que você cadastre seu perfil, com informações pessoais e profissionais. Algumas opções são: orkut (orkut.com), 1Grau ( 1grau.com), Gazzag ( gazzag.com) e Beltrano (beltrano.com.br). Existem, também, sites de relacionamento profissional onde o princípio é o mesmo, mas com a finalidade de unir profissionais de uma determinada área do conhecimento. São eles: LinkedIn (linkedin.com) e Ryze (ryze.com).g) Telefonia Virtual - Há programas disponíveis na Internet que permitem fazer ligações locais, nacionais e internacionais utilizando a Internet. Basta ter o programa instalado, um microfone e uma caixa de som e pronto. Poderá conversar com o mundo inteiro. Vale a pena conferir: Skype( skype.com) e Yahoo! Messenger(br.beta.messenger.yahoo.com) h) Grupos de Discussão – São grupos organizados por temas que se comunicam por e-mail. Não devem ser usados somente para buscar informações, mas sim serem usados para trocar idéias gerando o debate, a discussão.i) AVA – Ambientes Virtuais de Aprendizagem – É um espaço virtual na internet que possibilita a interação e comunicação entre professores e alunos através de debates, fóruns, chats, textos, e-mails, enriquecendo o processo de ensino aprendizagem. O espaço conta com suporte técnico e os usuários podem estar em lugares geográficos diferentes mas conectados ao mesmo tempo.Então mãos à obra para conhecer e começar a utilizar todas ou a maioria delas e tornar-se um verdadeiro internauta.Boa Viagem !Sites consultados:http://www.gmoura.com/http://www.redeaprendizagem.blogspot.com/http://www.wikipedia.com.br/

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009




























quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

PROJETO DE AULA(S): MAQUETE DE UM FEUDO

ESCOLA ESTADUAL "CÂNDIDO MARIANO" AQUIDAUANA-MS/2008.
DISCIPLINA: HISTÓRIA. ANO 1º TURMAS: A,B,C.
TURNO: MATUTINO.
PROFESSOR: WILSON SOARES FREIRE.
PERÍODO: 06/10/08 A 11/11/08.

CONTEÚDO: IDADE MÉDIA: FEUDALISMO - A VIDA NO FEUDO

OBJETIVOS:
Pesquisar na internet e livros sobre feudo e imagens de feudo;
Ler e interpretar textos e imagens em livros e na internet;
Conhecer a composição social do feudo;
Utilizar a proporcionalidade (escala) no feitio da maquete do feudo;
Descrever o que cada componente social do feudo tinha como função;
Conceituar feudalismo e citar suas características;
Consultar o blog do professor para visualizar as fotos, o texto e dar opiniões sobre os resultados e aprendizagem desenvolvida.

METODOLOGIA:
Aulas expositivas com leitura dos textos do livro didático e textos auxiliares, com explicação do assunto para as turmas. Visualização de gravuras e ilustrações sobre feudo e o modo de vida no feudalismo, pesquisado em livros e na internet.
Aplicação de atividades de questões e exercícios.
Correções das atividades aplicadas.
Explicação sobre como fazer uma maquete e materiais a ser usado em sua confecção.
Elaboração do feudo, pelos alunos, em grupo fora da sala de aula, observando a questão da proporcionalidade e espaço (escala) e participação em equipe.
Aula de exposição das maquetes do feudo com explicação sobre o feudo, sua sociedade, política, economia, religião e cultura.

CRONOGRAMA:
Serão usadas 10 aulas, sendo que as 6 primeiras para pesquisa em livros, internet com explicação do professor sobre o assunto e elaboração de atividades. A aula número 7 e 8 serão para elaboração da maquete e por último as aulas 9 e 10 serão para a apresentação da maquete com explicação.

RECURSOS:
Sala de aula, quadro negro, giz, apagador, livro didático e texto complementar, ilustrações, computador, internet, folhas de plantas, capim, gravetos, papel cartão, isopor, tintas, cola quente, tesoura, pincel, régua, caneta, etc.

BIBLIOGRAFIA:
1.SILVA, Francisco de Assis. História Geral, Moderna e Contemporânea.1º grau. Editora. Atual. MEC. FAE. PNLD. São Paulo: SP. Ano: 1985.
2. PILETTI. Nelson e PILETTI, Claudino - História & Vida Integrada. 7ª e 8ª Série. 1ª ed. São Paulo: SP. Ática. 2004.
3. CAMPOS, Flavio de e MIRANDA, Renan Garcia. A escrita da História 1ª ed. Volume Único. São Paulo: Ed. Escala Educacional. 2005.
4. INTERNET, Vários sites.

CULMINÂNCIA:
Exposição das maquetes do feudo no pátio da escola para apreciação dos alunos das outras salas.

REGISTROS:
Fotos disponibilizadas no blog do professor.

AVALIAÇÃO:
Avaliação continuada de todo o processo, verificando o interesse, a participação, o feitio das atividades, a criatividades, o desempenho na apresentação e explicação da maquete.