quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

REPRODUÇÃO: A EDUCAÇÃO QUE DESEJAMOS

A EDUCAÇÃO QUE DESEJAMOS (EM EDUCAÇÃO HUMANISTA E INOVADORA)

A educação tem que ser algo que envolva as pessoas, tem que ser interessante e criativa.
A escola é um lugar especial para que a educação ocorra, onde acontece o contato entre pessoas e onde deve ocorrer o desenvolvimento integral da criança e do jovem, isso com a junção do conteúdo escolar com experiência adquirida fora da sala-de-aula.
Com a tecnologia cada vez mais evoluída, a educação necessita de profissionais atualizados, competentes e éticos, prontos a inovar, com mente aberta a novos conhecimentos.
Com toda essa tecnologia da comunicação via internet a tendência é termos cada vez mais cursos semi-presenciais, com professores a distância, com aulas-pesquisas, e as pessoas terão que estarem mais conectadas a redes, as escolas deverão e estão se adaptando, assim como as bibliotecas, com salas próprias para essa nova forma de aprender.
Todas essas transformações, na escola, não será facil e nem seguirá um padrão, ocorrerá aos pocos, em todos os níveis e modalidades educacionais. Pois há muita disparidade na sociedade, tanto econômica quanto de acesso, preparo pra aceitar o novo.
Em fim, para os países o que realmente importa é a qualificação das pessoas. Na educação encontramos novos caminhos de ligação do homem e do tecnológico: do racional, sensorial, emocional e do ético: do presencial e do virtual: da escola, do trabalho e da vida em toda sua abrangência.

Nenhum comentário: