terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Atividade 2 b. Pesquisa na Wikipédia (experíência)

No último bimestre de 2008 trabalhei com meus alunos do 9º ano "A" e "B" uma pesquisa com posterior seminário, na qual pesquisaram sobre a história do dinheiro no Brasil.
Através da pesquisa deles fiquei conhecendo o site da Wikipédia, que contem informações muito boas sobre esse assunto que pesquisaram e muitos outros.
Com os textos pesquisados em mãos, dividimos o conteúdo cronologicamente e sorteamos os grupos para estudarem e posteriormemnte, em data marcada, apresentarem-no em forma de seminário.
Expliquei aos alunos que deveriam pesquisar mais na Wikipédia ou em outros sites para melhorar seus conhecimentos e buscar também ilustrações sobre as moedas e papél-moédas que o Brasil já teve e tem.
Os estudantes gostaram muito de pesquisar na internet e suas apresentações sairam em sua maioria muito boas, é lógico que sempre tem alguns que fazem corpo mole e não desenvolvem um trabalho de boa qualidade mas quando apresentaram o seminário todos tiveram um bom aproveitamento das informações apresentadas, invlusive eu, pois muitas coisas não sabia sobre o dinheiro brasileiro.
Com essa pesquisa descobri que no Brasil Colonial usaram como moeda no Maranhão o algodão, panos, já em outras regiões o cacau, o gado bovino, em Minas Gerais usaram o ouro em pó como moeda para troco autorizado por D. João, eu já sabia que transportavam o ouro em pó mas não sabia que o governo tinha autorizado seu uso como moeda na região das minas gerais. Outra coisa que não sabia era que no Brasil colonial o governo autorizou a cunhagem de moedas no Brasil, pois pensava que o dinheiro que circulava aqui, nesse período, viésse de Portugal. Descobri que até outros países chegaram a fazer o dinheiro brasileiro.
Finalizando a experiência de pesquisa na internet foi muito boa para mim e para meus alunos, pois ela oferece uma gama fantástica de informações, muito maior que o conteúdo encontrado nas bibliotécas e com mais atrativos que está.

Nenhum comentário: